Era Barra da Tijuca

(1972 – dias atuais)

Finalmente em 1972 – dez anos sem voar – o Aeroclube reiniciou suas atividades no Aeródromo de Jacarepaguá

Administrado então pela ARSA, contando apenas com o velho “Aeronca Sedan” (PP-DZW), comprado pelo aeroclube em 1950, e mais três “FOKKER” (T-21 / T-22), desativados pela Academia da Força Aérea e cedidos pelo DAC para a formação de pilotos.

PAULO VIANNA, um dos principais responsáveis pela construção de Manguinhos, agora aos 80 anos, novamente enfrenta o desafio de recomeçar tudo de novo em Jacarepaguá. Acostumado a duras lutas, lá estava ele novamente voando os velhos “FOKKER” e formando novos pilotos. Morreu poucos meses depois acreditando nas promessas das novas instalações que seriam construídas para repor as de Manguinhos.

Após o fechamento de Manguinhos nos anos 60, o Aeroclube praticamente sem receita financeira suficiente, teve sua filiação à Fédération Aéronautique Internationale suspensa. Porém em 1978, o então Presidente do Aeroclube, sócio Benemérito, CLÁUDIO VIANNA, já falecido, contando com a ajuda do antigo sócio PIERRE CLOSTERMANN, piloto francês, Às da RAF durante a 2ª Guerra e também formado no AEROCLUBE DO BRASIL em Manguinhos, conseguiu a aprovação da FAI para restabelecer de imediato a filiação do Aeroclube como “membro ativo”, dando assim cobertura a todas as modalidades de desporto aéreas praticadas no Brasil.

O Aeroclube dispõe, no Aeroporto de Jacarepaguá, de uma sede social e administrativa, inaugurada em 1982, denominada “Mal. IVO BORGES”, como homenagem ao segundo Presidente da era Manguinhos. Dispõe, também, de dois hangares: “PAULO VIANNA”, inaugurado em 1989 e “RICARDO KIRK”, inaugurado em 1993. Todos estes imóveis, pertencentes à União, são administrados pela INFRAERO e entregues ao Aeroclube em regime de comodato.

A atual Diretoria do AEROCLUBE DO BRASIL está priorizando, como um dos mais importantes projetos, a intenção de resgatar a memória histórica do Aeroclube. Trabalha, também, para dinamizar e modernizar suas atividades, objetivando aumentar sua contribuição para a formação pratica de profissionais para carreira aeronáutica.

A História do Aeroclube do Brasil

thumb-aeroclube-barra-da-tijuca

Intimamente ligada aos primórdios da aviação no país. Conheça um pouco mais a respeito da nossa instituição e saiba porque somos considerados o berço da aviação brasileira.

Copyright © 2016 Aeroclube do Brasil - Tema personalizado por @cristianoweb.