Blog

Operação exclusiva em Campo dos Afonsos

Falar de Campo dos Afonsos é falar um pouco da história do Aeroclube do Brasil, uma vez que este tradicional e lendário aeródromo militar nasceu do que foi o nosso primeiro campo de aviação, construído com muito esforço e perseverança pela primeira diretoria e onde funcionou, por muitos anos, a “Escola Brasileira de Aviação” até que, tempos depois, o aeródromo foi requisitado pelo Exército.

operacao-exclusiva-em-campo-dos-afonsos-foto-001

No entanto, após um intervalo de décadas desde as nossas últimas operações regulares em Afonsos, ainda no início do século XX, uma Carta de Acordo Operacional entre a Base Aérea e o Aeroclube do Brasil foi assinada no final de 2015 e o que tinha ficado apenas na história, voltou a ser realidade.

Mas qual é a importância disso no dia a dia do aluno e do aeroclube? Quem voa no Aeroporto de Jacarepaguá sabe das dificuldades que um local com operações tão diversificadas impõe, nem sempre a utilização da pista para treinamento é autorizada e é exatamente aí que Campo dos Afonsos surge como um trunfo e mostra a sua importância.

Nos períodos da semana em que nenhuma aeronave é autorizada a praticar manobras de pouso, tão importantes no desenvolvimento da formação de um piloto, o Aeroclube do Brasil está decolando rumo a Base Aérea, apenas cinco minutos distante de Jacarepaguá, para dar continuidade às suas missões.

operacao-exclusiva-em-campo-dos-afonsos-foto-002

O voo inaugural aconteceu no dia 02 de fevereiro de 2016, quando três instrutores e um mecânico, a bordo de um T-23 e um Cessna 152, em missão de reconhecimento, pousaram na pista 08 e taxiaram até o pátio da Base, onde foram recepcionados pelo Capitão Fábio e pela Equipe de Combate a Incêndio.

Nossos agradecimentos ao Comandante da Base!

Leave a comment

Copyright © 2016 Aeroclube do Brasil - Tema personalizado por @cristianoweb.